De fato, o estilo de vida minimalista surgiu para diminuir o consumo exagerado de algumas pessoas.
Neste artigo, falaremos sobre esse estilo e como podemos adotá-lo gradativamente.
Sabemos que com a tecnologia, o ato de comprar ficou muito mais fácil e o desperdício só aumentou.
Então, vamos lá descobrir como é o conceito de estilo minimalista que muitos artistas já aderiam.
Como é o conceito de estilo de vida minimalista?
Inegavelmente, o consumo exagerado e a sensação de felicidade de comprar cada vez mais afeta muitas famílias.
Contudo, esse consumo sem limites tem causado dois enormes problemas. O primeiro problema está relacionado com o Planeta Terra. O nosso mundo está sofrendo com esse ritmo pesado de produção e consumo.
Já o segundo problema é individual, o sensação de sentir mais completos quando compramos afeta a nossa mente e nosso corpo.
De fato, o consumo exagerado é uma alegria que dura muito pouco e trás grandes problemas.
Sem contar que guardar muitos produtos comprados sem motivo para casas ou apartamentos pequenos é um outro grande problema.
Assim, a vida fica cada vez mais lotada de coisas que não precisamos e menos espaços para realizarmos o que realmente nos dá alegria, como por exemplo, ficar com nossos amigos e família.
Por fim, o estilo de vida considerado minimalista é completamente diferente o que descrevemos acima. Sem contar que ele é ótimo para nossas economias.
O que podemos aprender com o minimalismo?
Primeiramente, o estilo de vida minimalista não significa zerar o consumo de bens e viver com pouco.
Todavia, significa viver com o que é necessário e importante para o seu dia a dia como o filme da Disney, Mogli, quando o Urso Balu cantava “necessário”, somente o necessário, o extraordinário é demais!”
Assim, o adepto a esse estilo de vida é desapegado a bens materiais e utilizar realmente aquilo que gosta.
Para quem quer se tornar uma pessoa com vida minimalista pode começar reduzindo com o desperdício e organizando algumas coisas.
Vantagens de ter uma vida minimalista
A primeira vantagem está na área da economia. Consumir pouco significa gastar menos e com isso você dará maior valor ao seu dinheiro.
A segunda vantagem é a sensação de liberdade que essa vida proporciona. De fato, o ato de desapegar de bens materiais deixará sua mente mais livre para tarefas mais importantes.
Além disso, você observará que com o consumo consciente algumas obrigações diminuem como por exemplo, organizar a casa com bens desnecessários.
A terceira vantagem é que com a vida mental mais livre, a criatividade floresce e a produtividade também ganhará seu espaço.
Sabemos que quanto mais coisas temos, maior é o espaço e tempo que eles consomem no nosso dia a dia. Sem mencionar que sempre achamos que quanto mais temos, não é o suficiente.
Por fim, o estilo de vida minimalista proporciona planejamento e organização. Logo depois que você aderir esse estilo de vida, observará que será mais produtivo, organizado e disciplinado.
Dessa forma, com menos coisas ocupando sua mente e seu campo de visão, ficará mais fácil de ter clareza para colocar tudo em ordem.
O estilo de vida minimalista e sua sustentabilidade
Inegavelmente, a vida minimalista está atrelada a sustentabilidade. Conforme vimos acima, o minimalismo não te obriga a consumir mais do que precisa e nem utilizar uma maior quantidade de recursos no seu dia a dia.
Assim, a vida minimalista te faz pensar que forma com consciente e inteligente daquilo que você consume no seu dia.
Com um estilo de vida minimalista, você experimentará um novo, ou melhor um renovo na qual você terá grandes escolhas e descobertas.
Informações finais do artigo sobre o estilo de vida minimalista
Podemos concluir que o estilo de vida minimalista é uma forma de autoconhecimento e felicidade em sua plenitude.
Assim, se você tem um armário repleto de roupas que não usa ou objetos em excesso em sua casa, precisa repensar no seu estilo de vida.
Comece aos pouquinhos aderindo o estilo de vida minimalista e sua vida se tornará mais simples e agradável.
Por fim, se você gostou desse artigo, salve e compartilhe com aquela pessoa que também precisa conhecer mais sobre esse novo conceito de vida.